Desde sua fundação, Paraty é uma cidade tradicionalmente católica e por isso festeja e organiza diversas datas religiosas. As comemorações da Semana Santa na cidade mantêm tradições que datam dos séculos XVII e que até hoje são preservadas pela paróquia.
Um dos pontos altos da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão). O Fogaréu, que começa à meia-noite de Quinta-Feira, simboliza a prisão de Cristo. Nessa procissão os fiéis saem pelas ruas de pedras do Centro Histórico portando velas e tochas, com as luzes dos postes apagadas e ao som incessante de matracas – o que nos transporta a outros tempos.
Outra tradição muito apreciada são os Passos da Paixão, abertos apenas uma vez por ano. Os Passos são pequenos altares embutidos em paredes de sobrados, casas e igrejas representando os principais momentos da Paixão de Cristo, tradição que veio de Portugal ainda no Brasil Colônia. Eles servem como oratórios durante a Semana Santa, única época do ano em que são abertos. Nas outras épocas do ano, os Passos ficam fechados, passando despercebidos pelos visitantes.
Turistas e paratienses também tem a chance de ver durante as procissões imagens sacras de valor incalculável com mais de 300 anos de existência.
Hospede-se conosco e participe desta manifestação religiosa e tradicional de Paraty!