Parque Mini-Estrada Real é um dos principais atrativos da cidade e encanta adultos e crianças!

destaque

Estrada construída por escravos no século XVII com mais de 1.200 km que liga a cidade de Paraty à Ouro Preto, o Caminho do Ouro foi idealizada pela Coroa Portuguesa para fiscalizar o trânsito de mercadorias entre as Minas Gerais e o litoral do Rio de Janeiro. Paraty exercia na época a função de entreposto comercial e de porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.

Localizado em sua grande maioria dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Caminho do Ouro guarda hoje inúmeros monumentos, prédios históricos, obras de engenharia e drenagem preservados pelo Patrimônio Histórico Cultural. Além de Paraty, o ciclo do ouro também passava por Caxambú, São Lourenço, Belo Horizonte, Mariana, São João Del Rei, Tiradentes entre outras até chegar em Ouro Preto.

O Parque Mini-Estrada Real visa contar um pouco dessa parte da história do Brasil através de réplicas dos monumentos mais importantes do velho Caminho do Ouro produzidos em escala com grande fidelidade arquitetônica. Os prédios, casarões, igrejas, praças, chafarizes e pontes são feitos de pedra sabão, fibra de vidro e resina, mesmo material usado nos momentos originais. Os detalhes são tão fiéis que até a inundação diária que acontece ao redor da Igreja de Santa Rita por causa da maré alta, é representada com a ajuda de uma bomba d’água. Um guia contando a história e curiosidades do percurso complementa o passeio.

Localizado no bairro do Pantanal, em Paraty, o parque se tornou um dos principais atrativos para turistas e educadores, recebendo milhares de visitantes e alunos das escolas da região. O parque funciona diariamente das 9h às 17h e o ingresso custa R$ 14,00 (R$ 7,00 a meia-entrada). Visite!

miniestradareal-14

7994014241_cfce7f6584_o

7994003077_ccf3bd3656_o

6164733466_f67505b282_o

miniestradareal-6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *