Um motivo a mais para visitar a cidade de Paraty, neste mês, é o Circuito Gastronômico do Festival da Cachaça. Para evitar aglomerações, o tradicional evento ocorrerá até 31 de agosto, não mais em um único fim de semana.
Ao longo do período, a gastronomia e a boemia paratiense celebram a cachaça, bebida tão intrinsecamente ligada à cultura da cidade, por meio de degustações, drinques, pratos harmonizados e menus feitos especialmente com a aguardente tupiniquim. O evento gastronômico conta com a participação de 12 dos principais restaurantes da cidade, como Banana da Terra, Dolce Vita e Café Paraty.
O Festival da Cachaça deste ano conta com o apoio do Polo Gastronômico de Paraty, que disponibilizará nos restaurantes participantes e também na Paraty Tours o “Passaporte do Sabor”. Cada prato consumido dará direito a um carimbo, e assim que o passaporte estiver completo, o portador receberá um brinde do Polo Gastronômico de Paraty.
Para quem deseja se hospedar na cidade, a pousada Porto Imperial, localizada nas proximidades da Praça da Matriz, é uma excelente opção. Durante o período, a Porto Imperial oferece diárias em acomodação dupla a partir de R$ 495 (Standard), em que cada hóspede terá direito a café da manhã no salão; e a um delicioso drink Jorge Amado, elaborado com a tradicional cachaça “Gabriela”, de sabor cravo e canela. E poderão usufruir ainda de um city tour pelo encantador Centro Histórico de Paraty, para um mínimo de duas reservas, fechadas diretamente com a pousada. Uma criança de até seis anos no mesmo apartamento dos pais não será cobrada (exceto nas categorias Standard e Suíte Porto Imperial).
“O Festival da Cachaça de Paraty é uma excelente iniciativa para o fomento do turismo em nosso município. Com a aceleração do calendário de vacinação, esta é uma boa pedida para os turistas aproveitarem esse importante evento que exalta uma de nossas riquezas gastronômicas e ainda conhecerem as belezas naturais que se encontram por aqui”, ressalta Sávio Ferreira, gerente geral da Pousada Porto Imperial.
Para proteger hóspedes e funcionários, a Pousada adotou os principais protocolos de higiene e segurança sanitários definidos pelos governos municipal, estadual e federal, como o uso permanente de máscaras nas áreas comuns e oferta de álcool gel 70% nas áreas comuns e acomodações.
A pousada oferece 43 apartamentos equipados com ar-condicionado, TV a cabo, minibar, cofre e camas box. Peças típicas do universo cultural brasileiro, como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses fazem parte da decoração do casarão, que tem seus quartos batizados com nomes de personalidades femininas da nossa história, artes, música ou literatura.
O jardim temático da pousada, o primeiro da cidade, também é destaque. As bromélias, plantas típicas da Mata Atlântica, surpreendem e encantam por sua beleza e exotismo. Mais de 70 espécies identificadas se espalham pelo jardim tropical.
Datado de 1804, o casarão que sedia a Pousada Porto Imperial foi um entreposto comercial, destacando-se por estar às margens do rio Perequê-açu, ponto onde as embarcações atracavam para o embarque e desembarque de mercadorias em Paraty. Posteriormente, a edificação abrigou o primeiro teatro da cidade, recebendo inclusive um baile em homenagem à Independência do Brasil. A Pousada Porto Imperial está em atividade no local desde 1978.
Entre os atrativos locais, a cidade de Paraty tem seu Centro Histórico tombado e considerado pela Unesco como conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do Brasil. A região também oferece praias paradisíacas, próprias para banho de mar e práticas esportivas.