Paraty é uma cidade referência em turismo cultural. Simplesmente caminhar calmamente pelo Centro Histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e fechado para carros na década de 70, é uma viagem de volta ao Brasil colonial.
Paraty possui um rico e eclético calendário de eventos e por isso a cidade tem atrações o ano todo.
Sendo um lugar de serra e mar, os passeios giram em torno desses dois roteiros. Praias paradisíacas é o que não falta. São mais de 80 com características bem distintas: algumas são desertas, outras mais lotadas, umas só é possível chegar de barco, outras por trilhas, mas todas elas são belas, com águas dos mais variados tons de azul e verde. Para os que procuram um roteiro privativo com amigos ou um passeio mais intimista, a Gastromar oferece almoços e jantares em alto mar, com serviço de bordo.
E ainda tem as cachoeiras exuberantes, os pequenos vilarejos que te dão a sensação de voltar no tempo, trilhas, visitas a alambiques e no centro histórico existem milhares de lojinhas de artesanatos. Para os mais aventureiros a região é cheia de atrativos. É possível alugar equipamentos para quase todas as atividades, é só escolher a que mais combina com você: bicicleta, SUP, canoagem, cavalgada, mergulho, rapel etc. O que não falta é opção!
À noite as luzes da rua dão um ar ainda mais requintado e bucólico à cidade. Os turistas e paratienses se espalham pelas vielas e praças à procura de bares com drinks saborosos e música ao vivo. A culinária da região é rica em pratos e receitas herdadas dos caiçaras. Apreciar uma boa música e a excelência gastronômica de muitos restaurantes fazem parte da noite paratiense, que contrapõe o cenário colonial aos prazeres contemporâneos. A maioria da ação ocorre em torno da Praça da Matriz, mas no Centro Histórico há muitos locais que merecem uma visita.
Sempre se informe na recepção da pousada Porto Imperial sobre os eventos que estão acontecendo na cidade na época que você for. A diversidade cultural da cidade vai desde o Festival de Fotografia até o Festival da Cachaça! A Casa da Cultura de Paraty abriga exposições permanentes e temporais durante o ano, com obras de artistas locais e de outras regiões do país. Também vale a pena dar uma olhada na programação do Teatro de Bonecos e no Museu de Arte Sacra, que possui em seu acervo peças religiosas encontradas na região desde o século XVII.
Cunha, que fica a apenas 1 hora de Paraty, também é um prato cheio. Já na estrada que liga as duas cidades você pode parar na Fazenda Aracatu para comprar em sua lojinha rústicamente decorada deliciosos queijos, geléias, doces, sorvetes e bolos produzidos na região.
O Lavandário também é parada obrigatória para quem estiver por perto. Sua enorme plantação de lavanda (são mais de 30 mil pés) remete aos campos franceses e só isso já valeria a visita. A propriedade também conta com uma loja onde você pode adquirir produtos com cheiro e sabor da flor como essências, óleos, sachês, velas, doces, bolos e até um sorvete de lavanda!
O Contemplário, como o próprio nome já diz, é para contemplar, de tão lindo que o lugar é. Ele também possui vários pés de lavanda, alecrim, capim-limão e uma lojinha com itens produzidos no local.
Não deixe de visitar os ateliês de cerâmicas em Cunha. A cidade é reconhecida como o maior núcleo de cerâmica de alta temperatura da América do Sul e são mais de 30 ateliês espalhados pela rodovia e centro da cidade. Outra boa dica é uma visita à Cervejaria Artesanal Wolkenburg, que produz suas cervejas de acordo com a lei da pureza alemã de 1516, que estabelece somente lúpulo, cevada e água em sua elaboração. A fábrica está aberta ao público aos sábados, domingos e feriados, onde a cerveja pode ser degustada diretamente da chopeira.
Seja para uma viagem em família, entre amigos ou um passeio romântico Paraty sempre é a melhor opção! Venha visitar a cidade e hospede-se conosco! Estamos com 20% de desconto nas diárias de casal, com café da manhã incluído, durante o período de 1º a 25 de julho, com mínimo de duas diárias! Aproveite!