A história da cachaça de Paraty se funde com a da própria cidade!

O caso de amor de Paraty com a cachaça é antigo. Paraty foi a mais importante região produtora de aguardente no Brasil Colônia. Acredita-se que o aguardente começou a ser fabricado na região por volta de 1600 e a cachaça daqui fez tanta fama pela sua qualidade que custava mais caro do que todas as outras comercializadas no país. A geografia acidentada da região favorecia a plantação da cana-de-açúcar e as quedas d’águas das cachoeiras eram ideais para a montagem das rodas na beira dos rios, item indispensável para moer a cana. Por isso, a fabricação da pinga se tornou um dos grandes desenvolvedores econômicos da região com mais de 150 alambiques em funcionamento na cidade.

Hoje, apenas 7 desses tradicionais alambiques estão em funcionamento. A fabricação ainda é artesanal, como mandava os costumes das fazendas produtoras do século passado e muitos armazenam a bebida em tonéis de carvalho e jequitibá, que confere um sabor único, o que faz a bebida ser reconhecida internacionalmente.

paraty-cachacaria-paratiana-199-X-bx

Todos os alambiques estão abertos ao público para visitação guiada, onde você pode conferir todas as etapas do processo de produção , degustar o aguardente no barril, e ainda comprar os produtos diretos da fábrica. Vale a pena uma visita!

paraty_engenhodouro05

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande o público. Realizado desde 1982 o festival este ano acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto em uma única tenda, com quiosques de gastronomia local e dos alambiques tradicionais – Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro, Maria Izabel, Maré Cheia e Corisco para compra e degustação da Cachaça. O evento também conta com um palco para shows musicais gratuitos.

Hospede-se conosco e aproveite para conhecer os famosos alambiques de Paraty!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *