A Flip 2016, 14º edição da Festa Literária Internacional de Paraty, aconteceu entre os dias 29 de junho e 3 de julho e atraiu, como sempre, um grande número de pessoas à cidade. Segundo os organizadores do evento, este foi um ano especial, pois teve a participação de um número recorde de autoras, 17 mulheres para 22 homens.
Além disso, a grande homenageada da Flip 2016 foi a cultuada autora Ana Cristina César (1952-1983) e a grande estrela foi a ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 2015, a jornalista e escritora bielorrussa Svetlava Alexiévith. Não é à toa que a edição deste ano ficou conhecida como a Flip das mulheres. O evento reuniu mais de 23 mil pessoas, sendo 12,2 mil no espaço principal.
Um destaque da edição foi o humorista português Ricardo Araújo Pereira, o RAP. Integrante do grupo O Gato Fedorento, ele ainda não é muito conhecido no Brasil, mas suas piadas arrancaram gargalhadas da plateia e geraram comentários entusiasmados pelas ruas de Paraty. Quem também brilhou foi Kate Tempest. A poeta tem uma impressionante forma de declamação, que remete ao rap e à cultura das ruas. Sua apresentação foi aplaudida de pé.
Durante os dias da Flip, Paraty é invadida por um público animado, ávido por cultura e diversão. Suas ruas ficam lotadas de visitantes que tentam participar da maior quantidade de eventos possível, dentre as diversas opções oferecidas. Realmente é uma festa inesquecível. Quem visita a Flip uma vez, costuma querer voltar.
A organização da festa não adianta se há alguma ideia para o a edição do próximo ano, mas, segundo dizem, há muitas sugestões para que o escritor Lima Barreto (1881-1922) seja o grande homenageado. Vamos aguardar!