Encontro de ceramistas: conheça os processos de fabricação da cerâmica

shutterstock_235061266

A cerâmica é uma arte antiga, datada mais ou menos no período de 25.000 anos A.C, e por muitos anos foi considerada como sinônimo de requinte e luxo. Com o passar dos anos, a indústria da cerâmica se desenvolveu com grande rapidez, aliando tecnologia com novas matérias-primas, mas o charme da cerâmica, fabricada manualmente, ainda guarda seu charme. Assim como qualquer arte, a cerâmica passa por diversos tipos de processos em sua fabricação. De um modo geral, podemos dizer que o grande segredo está na preparação da matéria-prima, da massa, do tratamento térmico e na secagem. Mas cada artista coloca um pouco de si em suas peças, transformando o objeto em um exemplar único.

A preparação da matéria-prima e da massa:
Grande parte da matéria utilizada na cerâmica tradicional é de origem natural, sendo encontradas facilmente no solo (como argilas e devem ser desagregados ou moídos logo em seguida.
Geralmente as massas são preparadas com duas ou mais matérias-primas e seus aditivos e de acordo com a técnica que será empregada para dar o formato desejado à peça.

Formação das peças:
Existem diversos processos para dar forma às peças e vai depender das características de cada produto. Os métodos mais utilizados compreendem: colagem, prensagem, extrusão e torneamento.

Tratamento térmico:
A etapa de tratamento térmico é fundamental para o processo de fabricação. É nesta parte que cada material vai eliminar a água restante da massa, reagir com a temperatura e dar a propriedade final e forma desejada à peça. Esse tratamento possui duas etapas: secagem e queima.

Acabamento e decoração:
Muitos produtos cerâmicos são remetidos ao consumo logo assim que são retirados do forno (onde ocorreu a queima da etapa anterior), porém, para alguns ainda é necessários fazer ajustes, como polimento, corte, furos, entre outros.

O último passo, que só algumas peças podem receber, é a esmaltação e decoração, como pintura, serigrafia, adesivos e até uma leve camada de esmalte. Mas aí vai do gosto e da particularidade de cada artista ceramista.

Durante a Semana Santa Paraty recebe o Encontro de Ceramistas,que acontece anualmente e traz em sua agenda exposições de artistas (de Cunha e de todo o território nacional), workshops, palestras e oficinas para quem aprecia esta arte. Além de ser uma ótima oportunidade de conhecer e aproveitar os atrativos da cidade.

Faça sua reserva conosco e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *