Paraty recebeu recentemente o título de Cidade Criativa em Gastronomia pela Unesco e não é para menos, pois sua culinária local já é reverenciada por visitantes, turistas e moradores. Com a mistura de diversas culturas, os sabores de Paraty incluem cozinha caiçara com influências da culinária indígena e quilombola.
Esse inusitado mix de paladares resultou em uma gastronomia única, onde você pode saborear em um mesmo restaurante do Centro Histórico um delicioso peixe fresco marinado na cachaça, um prato com banana da terra e mandioca colhidos na região ou degustar um feijão preparado com o toque do premiado tempero quilombola.
Habitado inicialmente por índios e mais tarde povoado por pescadores, Paraty ainda guarda suas raízes na terra. Muitos dos seus pratos típicos são rústicos, elaborados com a pesca local e o com o cultivos de mandioca e banana. Isso sem falar da tradicional cachaça dos alambiques da cidade, presente em muitas receitas e drinks.
Mais tarde, foi incorporado ao cardápio local a influência da cozinha quilombola, que apesar de simples tem um sabor especial devido à combinação de temperos africanos e brasileiros.
O resultado é uma gastronomia diferenciada, que apesar de misturada é especialmente exclusiva, pois engloba uma gama inusitada de gostos e aromas, que no final, acabam se completando.
Venha experimentar o premiado sabor de Paraty!