Circuito Caminho do Ouro – um passeio imperdível em Paraty

Uma excelente opção de passeio para quem visita a cidade, o Caminho do Ouro, trecho da Estrada Real em Paraty, é um roteiro cheio de história e belezas naturais.

No Caminho do Ouro pode-se observar a curiosa engenharia de sua construção, extremamente avançada para a época, além de lindas cachoeiras, uma vista belíssima da baía da Ilha Grande e toda a exuberância da Mata Atlântica e do Parque Nacional da Bocaina, além de cachoeiras, alambiques e restaurantes de comida caseira. Ou seja, o passeio agrada aos mais diversos tipos de viajantes.

Para percorrer o Caminho do Ouro é necessário contratar um guia credenciado pela Embratur, pois o circuito, que tem 3,6 km (umas 3 horas de caminhada) passa por algumas propriedades particulares. Várias operadoras na cidade oferecem o passeio, e você pode se informar mais a respeito na própria recepção da Pousada Porto Imperial.

A História do Caminho do Ouro de Paraty

A história da Estrada começa no século XVII, quando a Coroa Portuguesa oficializou os caminhos para o transporte do ouro e diamante de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. O caminho que liga todo o circuito, e que foi construído por escravos a partir das trilhas dos índios Guaianás, recebeu o nome de Estrada Real.

Utilizada tanto no século XVIII para o transporte do ouro até o Rio de Janeiro e de lá para Portugal, como no século XIX, quando trazia para o litoral a produção de café do Vale do Rio Paraíba, a antiga trilha foi abandonada com a chegada do trem de ferro e a abolição da escravatura.

Vale lembrar que a Estrada Real é, hoje em dia, a maior rota turística do País, e passa pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ou seja, conhecer o Caminho do Ouro, em Paraty, é um programa fascinante e imperdível!

img_2418

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *