Paraty costuma chamar a atenção dos visitantes por muitos aspectos. As praias e as belezas de seu Centro Histórico certamente são fortes atrativos, mas seus encantos não acabam aí… A cidade guarda muitos outros segredos! As cachoeiras de Paraty são verdadeiros tesouros naturais e visitá-las é um passeio imperdível para quem visita a Costa Verde.
A cachoeira da Pedra Branca, por exemplo, é uma das mais bonitas e, consequentemente, uma das mais visitadas na região de Paraty. Fica bem perto da cidade e além de belas quedas, tem um poço ideal para mergulho. A cachoeira é formada por duas quedas que terminam em piscinas naturais rodeadas por pedras. Boa para banhos, costuma ser uma unanimidade entre os apreciadores da natureza. E o acesso é bem tranquilo! Com uma pequena trilha de dez minutos você chegará à Cachoeira da Pedra Branca.
Mais sobre o passeio
No Rio Pedra Branca, que forma a cachoeira, foi construída a primeira usina hidrelétrica da região. A primeira queda chama-se Poço Usina e marca o local onde esta usina funcionava. A área guarda ruínas desta antiga usina e conta ainda com infraestrutura de bar.
Uma trilha de cinco minutos sobe em direção à segunda queda, com ducha e piscina naturais.
A primeira queda tem 6 metros de profundidade. A segunda possui 4 metros de profundidade, mas há locais mais próximos as pedras que são mais rasos.
Como chegar
O acesso é fácil. Siga pela estrada Paraty-Cunha até a Ponte Branca. Após a ponte, vire à direita e vá até o final da estrada, onde fica a trilha que dá acesso à cachoeira.
Se preferir, você pode contratar o passeio, que é feito em jipes 4×4, na própria recepção da Pousada Porto Imperial.
A Cachoeira fica em uma propriedade particular e é necessário pagar uma taxa de para entrar.
Endereço: Estrada para a Fazenda Murycana, acesso pelo km 4,5 da Cunha- Paraty, 9 km (1 km de terra).