Podemos celebrar! Paraty ganhou, semana passada, o título de Patrimônio Mundial pela Unesco. O reconhecimento é inédito no Brasil, pois a cidade é a única a ganhar destaque por seu misto de natureza e cultura.
Por seu inegável valor histórico e por manter preservado até hoje a arquitetura e cultura da época do Brasil colônia, Paraty já concentrava grandes expectativas pelo reconhecimento, mas a sua junção com uma fauna e flora tão rara quanto rica, foram decisivos para dar à cidade o título.
Atualmente, o Centro Histórico é cercado de 4 áreas de conservação ambiental, sendo elas o Parque Nacional da Serra da Bocaina, O Parque estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, somando quase 150 mil hectares de Mata Atlântica preservada e quase intocada.
Além de colocar Paraty no mapa à nível internacional, trazendo para a cidade inúmeras vantagens no ecoturismo, gerando consequentemente mais empregos, mais investimentos na área, na preservação da cultura e dos costumes locais, o título também animou os ambientalistas.
Com a relevância da biodiversidade, o reconhecimento pode fortalecer a luta por melhorias na conservação do ecossistema local, encorajar os órgãos públicos ambientais e reforçar a participação da sociedade, que agora está ciente da importância da proteção dos valores, da fauna e da flora da região.
Merecido ou não este título?
Venha passar uns dias conosco e entender porque Paraty é Patrimônio Mundial da Unesco!