Paraty possui em sua baía mais de 60 praias, muitas delas de difícil acesso, algumas por trilhas extensas, e outras apenas por barco. E por conta desta dificuldade estas praias acabam não fazendo parte do roteiro da maioria dos turistas que visitam a região, ficando a tarefa para os aventureiros e aquela galera com muita disposição.
Dentre as praias de difícil acesso a do Sono é a mais famosa. Considerada uma das mais bonitas da região, ela possui uma extensa faixa de areias brancas e águas claras. Seu mar é mais agitado que a maioria das praias de Paraty e por isso atrai muitos surfistas.Ela não possui estrutura e é habitada apenas por uma pequena aldeia de pescadores, porém é permitido acampar por lá, o que acaba atraindo mochileiros e campistas. Seu acesso é feito por trilha de aproximadamente 2 horas que começa no Condomínio Laranjeiras. De lá também saem barcos para as praias.
Um pouco mais adiante, partindo do canto esquerdo da Praia do Sono começa a trilha que leva à Praia dos Antigos/Antiguinhos. Apesar de ser mais curta que a trilha do Sono, esta é um pouco mais íngreme e com cerca de 2 km de extensão. Na metade da trilha é possível avistar toda a Praia do Sono do alto. Uma vista de tirar o fôlego. Ao chegar na Praia dos Antigos, o visitante é saudado com uma praia quase selvagem, com natureza intocada, cercado pela extensa Mata Atlântica. Uma piscina natural formada pela maré cheia recepciona os aventureiros. No final da praia pega-se uma pequena trilha, de pouco mais de 500 metros até a Praia dos Antiguinhos. Lá o mar é mais calmo e ótima para o banho. Em sua ponta existem inúmeras pedras para a prática do mergulho livre.
Se não der tempo de seguir em frente, aconselhamos guardar um outro dia para visitar também a Praia de Ponta Negra.São apenas mais 2 km de trilha saindo da Praia dos Antigos para chegar até a comunidade de Ponta Negra. A vila de pescadores é uma das mais isoladas do sudeste e as casas simples dos moradores não possui nem luz elétrica, mas sempre tem um prato feito para os mochileiros que chegam até lá. Ponta Negra possui a cor mais bela de água que você verá na sua vida: cristalina, de um tom verde-esmeralda, e tranquilas para mergulhar e observar a vida marinha do local.