Festa de Nossa Senhora dos Remédios: beleza e tradição em Paraty!

Entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro acontece uma das festas mais tradicionais e bonitas do calendário religioso de Paraty, a festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade.

A festa acontece em Paraty há mais de 300 anos e é sempre muito aguardada pela população e por turistas, já que é a segunda festa mais tradicional do calendário da cidade.

Atrações culturais e religiosas marcam a festa em homenagem a Nossa Senhora dos Remédios. A programação conta com shows, missas, procissão, entre outros. O evento se concentra na Igreja Matriz, no Centro Histórico, bem perto da Pousada Porto Imperial, o que proporciona aos hóspedes a possibilidade de participar da festa de uma forme bem especial.

A decoração da Igreja Matriz, confeccionadas pelas senhoras da paróquia, também merece destaque. Toda feita em flores de papel crepom, nas cores azul e branco, é uma tradição da Festa de Nossa Senhora dos Remédios passada de geração a geração.

Um pouco de História

Conta a história que Paraty foi fundada em 1531, no dia 16 de agosto, dia de São Roque. O santo, portanto, era o padroeiro oficial da cidade. Mas isso mudou quando em 1640 uma das moradoras de Paraty, Maria Jácome de Mello, doou parte de suas terras para que se construísse um novo povoado e exigiu a construção no local uma capela em louvor à santa de sua devoção, Nossa Senhora dos Remédios. Foi desta forma que São Roque foi destituído do cargo de padroeiro da cidade, dando lugar a santa.

Esta primeira capela, de pau-a-pique, foi demolida em 1668 e em seu lugar foi construída uma igreja maior, de pedra e cal, obra concluída em 1712. Em 1787, como a igreja já se mostrava pequena para a população, cerca de 2.700 pessoas, começam as obras de uma nova igreja, próxima à antiga. A obra, grandiosa para a época, teve sua construção paralisada várias vezes por falta de verbas, situação só resolvida quando outra moradora da cidade, Dona Geralda Maria da Silva, doou dinheiro para que a construção pudesse ser finalizada. Por conta disso, seu pai, Roque José da Silva, encontra-se sepultado sob a escada do coro da igreja.

Em 7 de setembro de 1873 a atual igreja foi finalmente inaugurada. Uma procissão conduziu as imagens que estavam guardadas na Igreja de Santa Rita, que serviu de Matriz no período da obra, até a nova igreja. Encontra-se aí, portanto, a origem da procissão que acontece até os dias de hoje na Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Na tradicional procissão as crianças da cidade se vestem de anjo e carregam cones de papel recheados de doces caseiros, costume também vindo de tempos distantes.

nossa_senhora_dos_remedios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *