Paraty possui diversos pontos de mergulho para aqueles que buscam conhecer e se conectar com as belezas marinhas da região. Por estar dentro da Baía de Ilha Grande, as praias e ilhas de Paraty possuem águas calmas e claras o ano todo, sendo ideais tanto para batismos quanto para mergulhadores mais experientes. Confira os principais pontos de mergulho de Paraty:
Ilha Comprida: Considerado o aquário natural de Paraty, é um excelente ponto de mergulho para os iniciantes. Com uma profundidade máxima de 10 metros é possível ver inúmeros cardumes e tartarugas. Porém, como faz parte do roteiro das escunas e embarcações de turistas, costuma ficar um pouco cheia na alta temporada, o que pode dificultar a visibilidade das fotos e da vida marinha.
Ilha dos Ratos: A ponta sul é ótima para mergulhadores iniciantes pois é mais rasa e não possui correnteza. Já a ponta norte apresenta um mergulho um pouco mais profundo, que pode chegar a até 12 metros. É fácil avistar arraias, tartarugas e cardumes. Uma atração à parte é uma estátua afundada de netuno.
Ilha dos Meros: Considerado um dos melhores mergulhos de Paraty, possui diversos atrativos nas duas pontas. Na extremidade sul, que pode atingir até 20 metros de profundidade, temos o naufrágio de um avião e as estátuas do Cristo Redentor, de um tubarão (carinhosamente apelidado de Bob), e de uma mergulhadora. Já a parte norte encanta os mergulhadores com sua diversidade de vida marinha que inclui arraias, tartarugas, grandes cardumes e uma caverna.
Ilha dos Côcos: Um pouco mais afastada, a Ilha dos Côcos possui águas um pouco mais cristalinas, o que facilita mais a visibilidade de cardumes, arraias e tartarugas. Como é bem raso, cerca de 5 metros de profundidade, a ilha também é ideal para a prática do snorkeling.
Diversas operadoras e empresas oferecem batismos, cursos e passeios com mergulho, para iniciantes e também para os mais experientes. Saiba mais informações em nossa recepção e não deixe de ver este outro atrativo imperdível de Paraty!
Fotos: Instagram @mergulho_paraty