A cada ano a FLIP vem se consolidando com uma das principais feiras literárias do país, ficando atrás apenas da Bienal do Livro. A festa é muito mais que um evento. É uma manifestação cultural que reúne público e autores em conversas que transitam entre vários temas como literatura, teatro, cinema e ciência.
Este ano o homenageado é o escritor e jornalista carioca Lima Barreto. Filho de uma ex-escrava com um tipógrafo, Lima Barreto viu sua adolescência ser encurtada quando perdeu a mãe e teve que cuidar do pai com uma doença mental. Para ajudar nas despesas da casa e no sustento de seus três irmãos Lima Barreto largou a Escola Politécnica, onde estudava engenharia, para virar escriturário no Ministério da Guerra. Em 1905 deu início à sua carreira jornalística ao escrever periodicamente para o jornal Correio da Manhã. Como autor, sempre explorou em suas obras as injustiças sociais e as dificuldades das primeiras décadas da República, e por isso sofreu severas críticas do letrados tradicionais da época. Em 1915 lançou Triste fim de Policarpo Quaresma, considerado um dos maiores clássicos da literatura brasileira até hoje. Lima morreu aos 41 anos em novembro de 1922.
A abertura do evento ficará por conta do ator Lázaro Ramos que lerá textos do autor homenageado. Além disso, Lázaro também lançará seu livro Na minha pele, no qual trata sua trajetória como ator negro. Autores nacionais e internacionais já foram confirmados pela organização da feira. São eles: Ana Miranda, Carlos Nader (documentarista), Carol Rodrigues, Conceição Evaristo, Deborah Levy, Diamela Eltit, Felipe Hirsch, Scholastique Mukasonga, William Finnegan, Sjón entre outros.
Este ano a tenda principal e todas as atrações serão concentradas na Igreja Matriz, no Centro Histórico, bem pertinho da Pousada Porto Imperial. Venha participar dessa festa da literatura nacional e hospede-se conosco!