Paraty

Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Centro Histórico

Cercada por ilhas, praias praticamente selvagens e pela cadeia de montanhas, o Centro Histórico é repleto igrejas, museus, casarões repletos de histórias, além da casa da cultura. Você se distrai pelas ruas calçadas de pedras onde encontram-se vários artesanatos indígenas, lojas e ateliês, ou caminhando até o Forte Defensor Perpétuo (1703), no fim da Praia do Pontal, é possível antever o cenário do alto do morro, junto aos canhões: os telhados do casario e a baía de Paraty, emoldurada pela Mata Atlântica.

A noite Paraty se transforma em uma cidade boemia com diversos restaurantes de gastronomia nacional e internacional e bares onde se pode ouvir música ao vivo desde bossa nova e pop-rock a bandas de jazz, blues e MPB, enquanto você desfruta de vários drinks e em especial vários tipos de cachaças artesanais produzidas na região e exportada para o mundo inteiro. Ao longo do ano Paraty se destaca com um calendário eventos que vão desde a festivais religiosos, a eventos gastronômicos, literários, esportivos e culturais. Hoje, a cidade é o segundo polo turístico do estado do Rio de Janeiro e o 17º do país. O jornal The New York Times, destacou a cidade como destino cultural mais rico da Costa Verde.

Eventos da cidade

Além de ser uma cidade histórica, com pontos turísticos bastante procurados, Paraty oferece também um calendário cultural muito atraente. São eventos, festas, festivas, encontros que abrangem várias áreas, com atrativos para os mais variados gostos. Confira aqui as datas programadas de todas as festas e eventos de Paraty.

Alambiques

Famosa por seus alambiques, a cidade de Paraty conta hoje com 7 alambiques, sendo as suas cachaças premiadas nacional e internacionalmente. As cachaças produzidas na cidade recebem o exclusivo selo de “ Indicação de Procedência” e são as únicas que podem utilizar o nome geográfico “ Paraty” em seus rótulos.

Os alambiques de Paraty foram os primeiros a receber esta certificação em todo o Brasil.

Caminho do Ouro

Principal ligação entre as Minas Gerais e Rio de Janeiro nos séculos XVII e XVIII, o Caminho do Ouro é uma das atrações imperdíveis em Paraty. Localizado cerca de 8 Km do centro da cidade, o caminho se encontra preservado com calçamento da época do ciclo do ouro, e está situado  em grande parte na Mata Atlântica e no Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Neste passeio, sempre acompanhado de um guia local, o turista tem a oportunidade de desfrutar de belas paisagens, observando a exuberância da Mata Atlântica, a flora, a fauna e ainda conhecer cachoeiras e alambiques que se encontram bem próximos.

A baía de Paraty

Compõem a baía de Paraty, cerca de 65 ilhas. É uma baía abrigada, águas límpidas ideais para passeios de barcos, escunas e lanchas, além do mergulho. Sua localização geográfica é rica em enseadas, penínsulas, ilhas e ilhotas e por se tratar de uma baía fechada, abrigada do mar aberto, os passeios marítimos são sempre agradáveis e seguros.

A paisagem ao redor da baía é espetacular onde o turista pode avistar as montanhas da Serra do Mar, revestida pela exuberância da Mata Atlântica.

Praias e Cachoreiras

As beleza naturais das praias e cachoeiras de Paraty são destino certo para quem deseja encontrar vistas paradisíacas, com uma Mata Atlântica intocada.

São várias praias e cachoeiras, todas de fácil acesso, e com características únicas: você pode tomar um banho de água doce e água salgada do mar, ao mesmo tempo. Isto faz com que Paraty seja considerada um dos destinos turísticos mais prazerosos e inesquecíveis.

Trindade

A mais famosa praia de Paraty, é uma típica vila de caiçaras, que são os moradores tradicionais da região. Localizada a cerca de 14 km de Paraty, possui um a boa infra estrutura para receber os turistas.

Faz parte de Trindade as praias Brava (acesso por trilha), do Cepilho (também conhecida por praia dos surfistas)  do Rancho, do Meio e a do Cachadaço, com suas espetaculares piscinas naturais.